Eclipse será visível em todo o Brasil entre a noite de 17 e a madrugada de 18 de setembro. Não perca a oportunidade de assistir ao vivo!
- Fernando Lasmar
- 18 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Alinhado com a Terra e o Sol, satélite terá parte da superfície encoberta pela sombra do planeta. Observatório Nacional transmite o fenômeno a partir das 21h30min desta terça.
A Lua, o Sol e a Terra estarão alinhados entre a noite desta terça-feira (17) e o início da madrugada quarta (18), em um raro – e bonito – fenômeno conhecido como eclipse lunar parcial. O evento astronômico, visível nos continentes América, Europa e Ásia, será transmitido ao vivo, a partir das 21h30min, pelo Observatório Nacional (ON), instituição ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, no YouTube.
O eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua em fase cheia. Neste momento, a luz solar passa pela Terra e forma uma sombra que encobre parte da superfície do satélite. Nosso planeta diminui a luminosidade do Sol sobre a Lua, o que dá origem ao eclipse lunar.
Comments